Orientações iniciais na Terapia Nutricional Domiciliar
A Especifarma em Casa ajuda cuidadores profissionais e não profissionais a cuidarem de seus pacientes em casa, por isso trazemos aqui alguns pontos importantes às pessoas que estão tendo seu primeiro contato com a terapia nutricional em casa.
Terapia Nutricional Enteral
A Terapia Nutricional Enteral é uma maneira de proporcionar ao organismo a nutrição que ele necessita. Trata-se do fornecimento de uma forma líquida de nutrição (dieta enteral) que é administrada por meio de um tubo flexível (sonda ou gastrostomia).
• Sonda: Tubo flexível introduzido pela boca ou nariz até o estômago.
• Gastrostomia: Tubo flexível posicionado cirurgicamente através da parede do abdômen até o estômago.
A Prodiet, empresa especializada em dietas enterais e também parceira da Especifarma, disponibiliza um programa de educação ao uso das dietas, a seguir separamos um vídeo explicativo sobre como alimentar o paciente enteral.
Cuidados com a alimentação específica na alta hospitalar previne a reinternação e auxilia na recuperação em casa. Existem dois tipos de dietas, a industrializada e a caseira.
A dieta industrializada é produzida especialmente para ser utilizada por sondas e contém, de forma balanceada, todos os nutrientes de que o paciente necessita apresentada na forma de pó para mistura em água ou já na forma líquida, homogênea, pronta para uso.
• Atenção: As embalagens tipo longa vida (tetra Pack) devem ser guardadas em geladeira e utilizadas em um período de até 24 horas após a abertura.
A dieta caseira, como o próprio nome já diz, é preparada em casa, com alimentos geralmente utilizados na alimentação habitual da família (leite, açúcar, óleo, arroz, feijão, carne, etc.), que deve ser liquidificada e coada. Deve ser sempre fresca (preparada diariamente) e com cuidado no preparo para evitar contaminação que pode causar sintomas de desconforto abdominal, diarreia, vômito e até infecção intestinal grave.
Tanto para a dieta industializada quanto para a dieta caseira, é de extrema importância que os cuidados com os materiais de uso estejam sempre limpos e desinfectados, geralmente água morna (previamente fervida) ou água filtrada já são suficientes para a limpeza e manutenção dos acessórios. Siga as recomendações de seu médico. Hortaliças e frutas deverão ser lavadas em água corrente e colocadas em imersão de água clorada por 30 minutos antes de prepará-las.
As dietas enterais líquidas são prontas para o uso, e não devem ser misturadas com nenhum outro produto nem com água. Agite bem os produtos de forma que não tenham nenhum tipo de problema e se certifique que a dieta seja preparada com o máximo de cuidado para evitar contaminação.
Em casos de dois (2) ou mais medicamentos a serem administrados no mesmo horário por sonda, triture, dilua em água e administre cada um separadamente. Nunca misture e administre medicamentos juntos ou com a nutrição enteral.
Para evitar o entupimento da sonda administre antes e depois de cada etapa da dieta, ou de medicamento, 40 ml de água fervida e filtrada. Em caso de obstrução administre lentamente 40 ml de água fervida e filtrada morna bem lentamente. Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem.